O Cruzeiro, talvez tenha sido o time brasileiro mais vitorioso dos anos 90, inclusive o time detém um recorde de 14 anos conquistando pelo menos um título por anos, feito raro, igualado apenas por Real Madrid e Manchester United, mas vamos falar de uma das conquistas mais inusitadas deste período, quando o clube mineiro se tornou campeão da Copa Centro-Oeste, uma competição disputada por equipes do centro do país. Mas como isso foi possível?
A Copa Centro-Oeste foi uma competição que ocorreu entre os anos de 1999 e 2002, com o objetivo de promover o futebol nas regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Na época, As federações do Centro oeste fizeram uma parceria com a FMF para que uma das chaves da Copa Centro-Oeste fosse formada pelos maiores vencedores do campeonato mineiro, recriando a Copa dos Campeões mineiros, onde o campeão seria finalista da Copa Centro-Oeste.
Os participantes nem deram para o cheiro, com o Atlético-MG sendo goleado por 5×1 na final da copa dos campeões e a raposa indo para a final da Copa Centro-Oeste, se segrar campeã contra o Vila Nova-GO.
Mas o mais engraçado disso tudo é pensar na reação dos times da região centro-oeste quando viram que um time do sudeste iria disputar a competição. Eles devem ter pensado: “o que esses caras estão fazendo aqui?”. E aí, para piorar, o Cruzeiro foi lá e ganhou a taça, deixando todo mundo de queixo caído.
Enfim, a conquista do Cruzeiro na Copa Centro-Oeste foi inusitada, e foi a prova do poderio do time celeste naquela época. E hoje em dia, essa conquista é lembrada em muitas rodas de cruzeirenses, que gostam de lembrar que o time foi campeão da região centro-oeste mesmo sendo do sudeste. Se não foi uma aberração geográfica, foi uma preciosa lição, cuidado ao convidar o Rei de Copas para uma competição!
Respeite a História do Cruzeiro com as camisas do Cabuloso clicando aqui.